Ir para o conteúdo

Alunos do Alto Minho vão cantar ao desafio em Vila Praia de Âncora e Arcos de Valdevez

2021-11-10
A Tour de Concertos "De Repente, Canta a Gente”, na qual jovens do Alto Minho, acompanhados dos mais consagrados músicos repentistas portugueses, têm a oportunidade de mostrar o seu talento no Canto ao Desafio, vai marcar presença, este fim de semana, nos concelhos de Caminha e de Arcos de Valdevez. No sábado, dia 13 de novembro, às 16h, os mais novos sobem ao palco do Cine-Teatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, acompanhados de Augusto Canário, Cândido Miranda e Naty Vieira. Já no domingo, dia 14 de novembro, à mesma hora, o espetáculo decorre no auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez, com os aprendizes a dividirem o protagonismo na arte de rimar e improvisar ao ritmo de concertina, com Augusto Canário, Leiras do Soajo, Carlos Rodrigues e Samuel Araújo. No final, uma inovação: a cantoria vai ser acompanhada por um DJ, sendo os cantores desafiados a cantarem ao som do FreakJ.

Recorde-se que, no total, mais de 400 jovens aceitaram o desafio de aprender as técnicas desta arte (também designada por Desgarrada) que é considerada património cultural imaterial da região. Cerca de 200 alunos passaram à fase de concertos em tour pelo Alto Minho e agora têm tido a oportunidade de mostrar publicamente aquilo que aprenderam. Em causa está a iniciativa "De Repente, Canta a Gente”, que consiste num programa inédito de captação de talentos, que pretende divulgar e ensinar aos jovens da região esta forma de canto tradicional. Depois de terem sido alvo de ações de capacitação, lideradas pelo cantador Augusto Canário, os participantes integram agora uma tour que engloba uma série de 10 concertos que vão mostrar, em cada um dos concelhos do Alto Minho, os novos talentos do Canto ao Desafio.

Os concertos, um por cada concelho do Alto Minho, vão decorrer até 21 de novembro, sendo que no final deste mês terão lugar dois grandes eventos: uma conferência e um concerto final, ambos no Centro Cultural de Viana do Castelo, que reunirão um conjunto alargado de cantadores e especialistas em repentismo oriundos de várias regiões do país, que serão desafiados a cantar quadras soltas. O projeto é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), e a sua ação envolve os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Recorde-se que este projeto teve início em dezembro de 2020, envolvendo um conjunto de repentistas consagrados, liderado pelo cantador Augusto Canário – que esteve presente em todas as iniciativas –, tendo sido realizadas 58 ações de capacitação junto das comunidades escolares e culturais dos 10 municípios da região. O objetivo passou por captar e dar palco aos melhores talentos. De sublinhar que foram mais de 400 jovens do Alto Minho, na sua maioria alunos do 5º e 6º anos de escolaridade, que participaram nestas ações de capacitação, onde tiveram a oportunidade de aprender as principais características daquele que é um dos principais ícones do património cultural imaterial do Alto Minho: o Canto ao Desafio. Desses, cerca de 200 estudantes permaneceram envolvidos na produção de quadras e que, agora, nesta série de concerto finais, pretendem mostrar o que valem na Desgarrada.

O projeto, que se realiza entre dezembro de 2020 e novembro de 2021, tem como principal alvo as comunidades escolares e culturais e o seu programa foi, desde o início, completa e permanentemente ajustado às diretivas da Direção-Geral da Saúde em contexto de pandemia, com uma grande aposta no digital. Em causa está o facto de grande parte da iniciativa poder ser realizada no site oficial, em https://derepentecantaagente.pt, onde num total de 58 ações de capacitação, 21 foram online e nas 37 ações presenciais, a equipa esteve sempre munida de acrílicos e outros materiais de proteção, tendo contado com a colaboração dos 26 professores envolvidos no projeto. 

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi