CIM Alto Minho arranca com várias iniciativas no âmbito da educação para a sustentabilidade

2021-10-21
A CIM Alto Minho vai dinamizar, a partir deste mês de outubro, um conjunto de iniciativas na área da educação, promotoras do sucesso escolar à escala intermunicipal, no âmbito do projeto PIICIE – "Alto Minho School 4All” – "Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”, cofinanciado pelo PO Norte 2020.

Assim, no dia 25 de outubro, inicia-se mais uma edição do projeto "No poupar está o ganho”, em parceria com a Fundação Cupertino de Miranda, com a realização da ação de capacitação a professoeres de 50 turmas do ensino básico e secundário, da rede de escolas dos 10 municípios do Alto Minho que integram o projeto. O objetivo é promover a educação financeira junto dos alunos do ensino básico; o desenvolvimento de hábitos de poupança; a promoção do consumo responsável e de uma relação saudável com o dinheiro, sabendo gerir o aspeto emocional das opções; mas também o desenvolvimento de formação financeira a professores, capacitando-os para transferir conhecimentos financeiros aos seus alunos e desenvolver as competências necessárias à correta tomada de decisão; e a disponibilização a professores e alunos de recursos pedagógicos de apoio à implementação do projeto.

Também em outubro arranca a iniciativa "ReCriaArte: Alto Minho Sustentável por Natureza”, dirigida a alunos e professores do 2.º ciclo do ensino básico dos agrupamentos de escolas do Alto Minho.  Esta iniciativa engloba a realização de duas exposições interativas aliadas à sustentabilidade ambiental e à proteção do meio ambiente. São elas: a exposição "Paisagens, espécies, histórias”, que mostrará os ecossistemas, as paisagens e as tradições do Alto Minho, procurando despertar o interesse para a riqueza ecológica e cultural do território e promover a cidadania, a partir da identificação de exemplos reais no Alto Minho e do cruzamento dos aspetos ambientais com os sociais e culturais; e a exposição "Brinca@ciência”, que proporcionará uma experiência inovadora, visando a ecologia e a sustentabilidade. Nesta exposição, os alunos terão a oportunidade de reciclar plástico, reutilizando-o na construção de novos objetos. Através de tecnologias e da ciência multidisciplinar, procura-se com esta iniciativa promover a responsabilidade social e um futuro mais sustentável para o Alto Minho.

Estas exposições irão decorrer, até finais de dezembro, nos 19 agrupamentos escolares do Alto Minho, realizando-se as primeiras nos próximos dias 26, 27 e 28 de outubro, nos agrupamento de escolas de Vila Nova de Cerveira; Agrupamento de Escolas Sidónio Pais (Caminha) e Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho (Valença), respetivamente.

Ainda, durante o mês de outubro, arranca a atividade "Do plástico ao boneco”, dirigido aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas do Alto Minho. Esta atividade consiste num teatro de marionetas interativo sobre a temática dos "Plásticos” e num atelier com professores e alunos sobre a construção das marionetas, utilizando o plástico. A primeira ação realiza-se no próximo dia 27 de outubro, pelas 10h00, no Cine Teatro João Verde, em Monção, estando as próximas agendadas para o dia 3 de novembro, pelas 10h00, na Casa da Cultura de Melgaço, e no dia 10 de novembro, no auditório da EB 2,3/S de Arcos de Valdevez. Esta iniciativa decorrerá até dezembro em todos os municipios do Alto Minho, pretendendo consciencializar e sensibilizar professores e alunos e, através deles, as respetivas famílias, para a importância do problema do lixo marinho e contribuir para uma mudança de atitude e, assim, educar para a cidadania; promover a atividade artística como instrumento de qualificação, na medida em que as marionetas serão construídas a partir de lixo plástico, num processo de reciclagem.

Do Plástico ao Boneco - Cartaz Melgaço

Do Plástico ao Boneco - Cartaz Monção