Projeto BIGDATA 4RIVERS cumpre objetivos e culmina com apresentação de plano de ação integrado para gestão da água

2023-07-27
O projeto de cooperação europeia BIGDATA 4RIVERS terminou com a apresentação de um plano conjunto, entre todos os parceiros envolvidos, após vários anos de dedicação e esforço em prol da melhoria da qualidade dos rios europeus através de políticas inteligentes de gestão da água. Desenvolvido com o cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa de cooperação inter-regional Interreg Europa, o projeto teve início em julho de 2019 e marcou um importante período de quatro anos de troca de informação e conhecimento.

Durante esse período, o projeto capacitou entidades diretamente envolvidas no planeamento, gestão e monitorização da água, bem como aquelas que atuam na operacionalização de instrumentos de política, incluindo processos de planeamento e tomada de decisões relativas à gestão das águas à escala local, sub-regional e regional.

O principal impacto do projeto foi o desenvolvimento de um plano de ação para a gestão estratégica das águas superficiais no contexto das mudanças climáticas. Este plano, agora apresentado, tem a longo prazo o objetivo geral de promover uma gestão inteligente da água nas bacias hidrográficas dos rios Minho e Lima, partindo do cenário atual de mudança climática, e valorizando a água como recurso indispensável para o desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios. O plano de ação visa também influenciar os instrumentos de política pública regional no atual período de programação 2021-2027 (Portugal 2030).

Neste âmbito, a CIM Alto Minho promoveu, no passado dia 26 de julho, a última reunião do projeto, marcando o encerramento desta importante iniciativa. O encontro contou com a participação do grupo de stakeholders, composto por entidades envolvidas diretamente na operacionalização de políticas em âmbitos nacional, regional e local. Esses parceiros acompanharam o projeto desde o seu início, e nesta ocasião, contou com a presença da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), das Águas do Alto Minho (AdAM) e dos diversos municípios da região do Alto Minho.

Na reunião, foram apresentados os resultados alcançados ao longo da execução do projeto, bem como as principais aprendizagens e impactos gerados na gestão estratégica das águas superficiais. A discussão foi alargada e enriquecedora, proporcionando um espaço para a partilha de experiências e boas práticas, o que certamente contribuirá para futuras intervenções relacionadas com a preservação e a gestão sustentável dos recursos hídricos.

De acordo com a equipa técnica, o projeto representou um marco importante na procura de soluções inteligentes para a gestão conjunta dos recursos hídricos e promoveu uma implementação de forma colaborativa e proativa por parte de todos os parceiros, pelo que fica o reconhecimento da disponibilidade e comprometimento de todas as entidades envolvidas nesta iniciativa.

Os resultados alcançados e o conhecimento adquirido durante esses quatro anos de projeto devem ser assumidos como uma base sólida de trabalho para impulsionar novos projetos colaborativos nesta temática de extrema importância.

Para além da CIM do Alto Minho, fizeram parte deste projeto o Conselho Administrativo do Condado de Östergötland (Suécia), o DREAM - Cluster de Competitividade em Água e Meio Ambiente (França), a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Rio Douro (Espanha), a Universidade de Tecnologia Kaunas (Lituânia), a União Nacional de Empresários Romenos (Roménia) e o Fundo de Desenvolvimento Regional da Região de Atenas (Grécia).