CIM Alto Minho discute educação e requalificação de escolas em reunião de trabalho com diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares

2023-07-18
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) recebeu ontem, dia 17 de julho, nas suas instalações em Valença, o diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), João Miguel Gonçalves, para uma reunião de trabalho sobre diversos assuntos de relevância na área da Educação.

Inicialmente, foi discutido o impacto da descentralização de competências nesta área, abrangendo aspetos financeiros, recursos humanos, entre outros. O novo quadro de competências das autarquias locais e das entidades intermunicipais em matéria de educação é um tema de grande importância para a CIM Alto Minho e os seus 10 municípios associados, que procuram garantir uma gestão eficiente e qualificada das escolas da região.

Outro tema em destaque foi a necessidade de requalificação da rede de escolas profissionais do Alto Minho, de natureza pública e privada, fundamental para garantir a qualidade do ensino e a formação profissional dos estudantes.

Na reunião, foi também abordado o ponto de situação da implementação do acordo setorial para a requalificação das escolas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a necessidade de investimentos para melhorar as infraestruturas escolares.

A questão do desdobramento de turmas dos cursos profissionais foi igualmente debatida, tendo em vista a manutenção da qualidade nas aprendizagens de conteúdos práticos. Foi enfatizada a importância de manter esse desdobramento, a fim de preservar a qualidade do ensino profissional.

A reunião entre a CIM Alto Minho e o diretor-geral da DGESTE foi um importante momento de discussão e planeamento, visando melhorar a qualidade do ensino e da formação profissional na região do Alto Minho.