Aulas-concerto de jazz dão ritmo às escolas do Alto Minho

2023-04-26
Os alunos do 2.º ciclo do ensino básico do Alto Minho estão a viver uma experiência diferente e estimulante que tem despertado o seu sentido musical. Desde o passado mês de março, um programa de aulas-concerto de jazz tem percorrido os estabelecimentos de ensino dos municípios que integram este território, no sentido de incentivar os alunos a cantar, a dançar e a tocar, estimulando a sua capacidade criativa e de improviso.

Dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), este programa musical, denominado "AquiJazz 2023”, permite que os alunos interajam com um trio de jazz profissional, constituído por Miguel Pardal, Miguel Reis Lima e David Martins, músicos de referência e com larga experiência em áreas como o blues, jazz, soul ou pop.

Em cada sessão, os alunos aprendem sobre as origens e os vários tipos de jazz, adquirem conhecimentos sobre a música e o mundo artístico e cantam, dançam, tocam diversos instrumentos e até improvisam, realizando vários tipos de performance em conjunto com os artistas em cena.

Esta experiência musical, que irá decorrer até ao próximo mês de junho, tem sido recebida com bastante entusiasmo pelos alunos, contando também com a participação dos professores de música das escolas através da preparação de conteúdos para serem trabalhados nos concertos.

A iniciativa insere-se no "Alto Minho - School 4All” - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE)”, um projeto inovador da CIM Alto Minho, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020 através do Fundo Social Europeu (FSE), que contempla um conjunto diversificado de ações e atividades visando a promoção do sucesso escolar.