Turmas do Alto Minho entre os vencedores das Olimpíadas de Educação Financeira

2023-04-04
Dezasseis turmas dos concelhos do Alto Minho estão entre os vencedores das Olimpíadas de Educação Financeira, uma competição interescolas em que puderam participar milhares de crianças e jovens a nível nacional. Os alunos foram desafiados a responder a diversas questões sobre temas de literacia financeira que estão a abordar no projeto educativo "No Poupar Está o Ganho”, no qual a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM do Alto Minho) continua a ser parceira neste ano letivo de 2022-2023.

Duas turmas destacaram-se a nível nacional, com o maior número de respostas certas no menor tempo, tendo por isso sido premiadas como as grandes vencedoras nos respetivos escalões de ensino.
A turma 1º A MO do 1.º ano da Escola Básica de Monserrate, em Viana do Castelo, foi a vencedora nacional do 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo e a turma M4 do 4.º ano da Escola Básica de Cruzeiro, em Caminha, foi a vencedora nacional do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo.

As restantes turmas foram vencedoras a nível municipal, por conseguirem a melhor prestação entre todas as turmas do mesmo concelho que participaram nas olimpíadas.

No 1º ciclo do ensino básico foram vencedores municipais:
Melgaço - Escola Básica de Melgaço, 4ºA
Melgaço - Escola Básica de Pomares, 1º/2º A
Monção - Escola Básica de Vale do Mouro, T4A
Ponte da Barca - Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios, 4º Ano
Ponte de Lima - Escola Básica de Freixo, FR4/FR7
Viana do Castelo - Escola Básica de Monserrate, 4º A MO
Vila Nova de Cerveira- Escola Básica de São Sebastião, 1º/4.º Ano

Quanto ao 2º ciclo do ensino básico foram vencedoras municipais:
Melgaço - Escola Básica e Secundária de Melgaço, 6ºA
Ponte da Barca - Escola Básica Diogo Bernardes, 6º A
Viana do Castelo - Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito, 6º E

Relativamente ao 3º ciclo do ensino básico foi vencedora municipal:
Viana do Castelo - Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito, 7º B

No ensino secundário foram vencedoras municipais:
Monção - Escola Secundária de Monção, 11ºB
Valença - Escola Básica e Secundária de Muralhas do Minho, 10ºB
Viana do Castelo - Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito, 12º B

As olimpíadas de educação financeira, promovidas no âmbito do projeto "No Poupar Está o Ganho”, são uma das maiores competições interescolas que põem à prova, através de uma competição online, os conhecimentos dos alunos em temas como o planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros, poupança, ética, direitos e deveres e ainda economia circular.

O projeto de educação financeira "No Poupar Está o Ganho” vai continuar até ao final do presente ano letivo, estando prevista a realziação de um concurso final, onde as turmas participantes podem concorrer com a apresentação de um trabalho demonstrativo dos conhecimentos adquiridos e habilitarem-se a vários prémios.

Na plataforma educativa do projeto são disponibilizados, às turmas, conteúdos, atividades e desafios didáticos que podem ser acedidos em contexto de sala de aula ou individualmente pelos alunos.

Saiba mais:
• Emissão especial de divulgação dos vencedores das Olimpíadas de Educação Financeira: https://youtu.be/0x6Tx-zhNj8
• Sobre o No Poupar Está o Ganho: www.nopouparestaoganho.pt
• Sobre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda: www.facm.pt