Domingo 25 de Junho, 2017
pesquisa
# # # # # # # # # #
#
Destaques
30 JUN, Viana do Castelo. Programa e inscrições aqui.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Modernização Tecnológica e Qualificação da Administração Local

Plano Intermunicipal de Formação para a Administração Local

Plano de Formação “Especialização em Sistemas de Informação Geográfica Municipais”
Ação promovida pela CIM, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), visando a constituição de um grupo de trabalho intermunicipal e interinstitucional, de forma a proporcionar um espaço de reflexão e de troca de experiências com vista à gestão participada, integrada e sustentável.
Ações: Ações de formação em sala, seminários, sessões de formação personalizada, que englobarão atividades como a realização de um relatório diagnóstico relativo aos SIG municipais; a instalação de uma plataforma e-learning Moodle; a conceção de um plano de ação para os SIG municipais; um manual de boas práticas e regulamentos internos para SIG.
Cofinanciamento: Eixo 3 - Medida 3.4 do Programa Operacional Potencial Humano
Prazo de execução: Dezembro de 2011
Montante de investimento: 79.281,74 euros

Plano de Formação para a Certificação da Qualidade
Objetivos: Dinamizar uma filosofia de gestão que permita alcançar uma maior eficácia e eficiência dos serviços, a desburocratização, simplificação de processos e de procedimentos, a satisfação das necessidades dos munícipes.
Cofinanciamento: Eixo 3 - Medida 3.4 do Programa Operacional Potencial Humano
Prazo de execução: Dezembro de 2010
Montante de investimento: 71.711,31 euros

FORGEP – Programa de Formação em Gestão Pública
Em parceria com o INA, a CIM Alto Minho promoveu a realização do FORGEP – Programa de Formação em Gestão Pública, que constitui uma formação pedagógica obrigatória para o desempenho de cargos de direção intermédia, nos serviços e organismos da administração pública central.



Alto Minho Digital

INFOGEO - Geoportais e sistemas de informação municipais para a gestão e monitorização do território
Projeto transitado da Valimar para a CIM Alto Minho que consistiu no desenvolvimento de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) e na continuidade dos geoportais municipais, de forma a contribuir para o desenvolvimento de produtos e serviços de e-government.
Ações: Instalação e monitorização de uma rede geodésica local; tratamento, atualização e sistematização de bases de dados espaciais para gestão municipal; instalação e operacionalização de aplicações de gestão municipal para apoio ao quadro técnico e político; conceção e promoção dos geoportais municipais.
Cofinanciamento: Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013
Montante de investimento: 548.333,32 euros
Situação atual: Concluído

IDEA – Capacitação da informação geográfica e gestão territorial do Alto Minho
Projeto promovido pela CIM Alto Minho que tem como objetivo geral projetar uma intervenção abrangente nas diversas componentes dos SIG, assegurar os referenciais e as parcerias adequadas à implementação dos projetos, à continuidade das ações e à utilização dos produtos e dos serviços gerados, reforçando a identidade territorial do Alto Minho, ao nível da inovação, conhecimento e era digital, através do desenvolvimento de um Sistema de Informação Territorial para o Alto Minho.
Ações: Identificação, interlocução e capacitação com a Parceria Europeia; elaboração de um plano de ação estratégico, que suporte a curto/médio prazo a implementação de um Sistema de Informação Territorial para o Alto Minho, definindo os pilares de intervenção e respetivo modelo de implementação e sustentabilidade; promoção, dinamização e acompanhamento da operação, disseminando os outputs da operação.
Cofinanciamento: Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013
Situação atual: Em execução

E-Compras / E-Arquivos
Projeto transitado da Valimar para a CIM Alto Minho, que integrou duas componentes: e-compras e e-arquivos.
E-Compras: Definição de uma estrutura funcional da Unidade de Compras Eletrónicas. A concretização deste objetivo implicou a concretização das seguintes atividades: realização dos procedimentos necessários para a aquisição da plataforma eletrónica de contratação pública, bem como organização de ações de formação aos utilizadores, assim como para fornecedores.
E-Arquivos: Racionalização, simplificação e desmaterialização dos processos de gestão urbanística; desmaterialização da informação de processos de obra; implementação da reengenharia de processos; criação de postos de atendimento para consulta digital de processos em arquivo.
Cofinanciamento: Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013
Montante de investimento: 933.662,63 euros
Situação atual: Concluído

Valimar Digital
Consistiu num dos mais ambiciosos projetos da Valimar, que teve como principal objectivo contribuir para o desenvolvimento da economia digital nos seus seis municípios associados e, assim, criar as condições necessárias à sua integração na Sociedade da Informação e, consequentemente, ao seu desenvolvimento económico e social.
Ações: Englobou um conjunto de subprojectos, nomeadamente a criação do Portal Regional Valimar Digital, a reformulação dos sítios Internet autárquicos, a criação de um governo eletrónico local em Banda Larga, as audiovisitas (visitas guiadas por um sistema de locução com sonoridades trabalhadas pelos municípios da Valimar), a prestação de serviços online, a criação de uma Intranet Autárquica em Banda Larga, a criação de pontos municipais de Banda Larga e de uma Rede Regional de Fibra Ótica, e a implementação da Bibionet - Rede Digital das Bibliotecas e Arquivos da Valimar Comunidade Urbana.
Cofinanciamento: POS Conhecimento - Medida Cidades e Regiões Digitais
Prazo de execução: 2005/2008
Montante de investimento: 6.895.373,56 euros

Valimar Net
Desenvolvimento de uma Rede Regional de Fibra Ótica, que possibilite a interligação em banda larga dos municípios do espaço territorial da Valimar.
Cofinanciamento: POSC – Programa Operacional Sociedade Conhecimento
Prazo de execução: Janeiro 2008 / Dezembro 2008
Montante de investimento: 10.373.521,19 euros Net

Cartografia Digital do Vale do Lima
Projeto da Valimar que teve como objetivo geral dotar o Vale do Lima de uma base cartográfica digital atualizada que permitisse a criação de um Sistema de Informação Geográfica, instrumento fundamental de gestão do território.
Cofinanciamento: ON - Ambiente
Prazo de execução: 2002/2007
Montante de investimento: 623.368,41 Euros

Vale do Minho Digital
Projeto desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho, subdividido por 20 subprojectos promovidos por diversas entidades, alguns dos quais de carácter transversal como a criação do Portal Vale do Minho Digital, dos sítios internet autárquicos e de serviços online, instalação de intranet autárquica e de uma rede camarária em banda larga, utilização do Portal Nacional de Compras Eletrónicas e criação de um museu digital.
Cofinanciamento: POS Conhecimento - Medida Cidades e Regiões Digitais

Cartografia Digital do Vale do Minho
Este projeto da Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho permitiu a atualização dos instrumentos cartográficos do território num formato digital, contribuiu para o melhor desempenho das autarquias em questões de ordenamento do território e de tomada de decisões, bem como permitiu a introdução de novos instrumentos de apoio ao planeamento e ordenamento do território como os SIG.

Rede Comunitária em Banda Larga
Tendo em conta a importância do acesso em banda larga para o aumento da competitividade dos territórios e para a melhoria dos índices de desenvolvimento humano das populações do Vale do Minho, a Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho apresentou, a convite do UMIC, uma candidatura de instalação de uma rede comunitária em banda larga para todo o território do Vale do Minho.


Os nossos sites