Terça-feira 17 de Outubro, 2017
pesquisa
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Estratégia e Capacitação Institucional

Rede Institucional Regional

1. Redes e Parcerias Transfronteiriças

Melhoria dos serviços coletivos de proximidade nas regiões de fronteira
A CIM Alto Minho foi parceira neste projeto que englobou, nomeadamente, a elaboração do plano diretor da rede de serviços e equipamentos públicos transfronteiriços e a vertente da gestão conjunta de equipamentos e serviços nos concelhos piloto de Melgaço/ Arbo/ A Cañiza e Valença/ Tui. Este projeto teve como objetivo geral uma maior racionalização e qualificação dos serviços e equipamentos públicos transfronteiriços e a constituição de uma plataforma de entendimento de forma a tornar possível a definição de um modelo de prestação/gestão de serviços públicos transfronteiriço, assente no princípio de que os utentes portugueses e galegos deverão ter acesso, nas mesmas condições, aos serviços de proximidade existentes nos dois lados da fronteira, com base no estabelecimento de mecanismos de perequação financeira.
Cofinanciamento: POCTEP (Programa Cooperação Transfronteiriça Espanha/Portugal 2007-2013)
Situação atual: Concluído

Cooperação Transfronteiriça
Objetivo:
Desenvolvimento do estudo de “Conceção e Planeamento de Projetos de Cooperação Transfronteiriça”, com o qual se pretendeu promover uma visão integrada sobre as futuras prioridades da cooperação transfronteiriça no Alto Minho e, também, sobre os respetivos projetos-âncora a incluir no Plano de Ação para o período 2014-2020.
Situação atual: Concluído


2. Redes e Projetos de Cooperação Europeia

Cooperação com Finistère (França)
A CIM Alto Minho assinou um protocolo de cooperação no dia 16 de julho de 2016 com o Département du Finistère. Esta parceria foi baseada em relações privilegiadas desenvolvidas no âmbito de projetos europeus em diversas áreas, tais como a náutica.
As duas instituições estabeleceram uma parceria para:
• Desenvolver ações comuns e procurar financiamentos europeus para candidaturas conjuntas;
• Partilhar boas práticas do interesse das populações e nas áreas de investigação que envolvem as duas regiões;
• Facilitar e permitir aos atores e parceiros dos dois territórios o desenvolvimento de ações em setores de interesse comum.
Com o objetivo de dinamizar a cooperação, o Département du Finistère recrutou em dezembro de 2016 uma Voluntária Internacional em Empresas (VIE) baseada em Viana do Castelo, na CIM Alto Minho. Esta pessoa tem por missão estabelecer relações entre atores do Alto Minho e do Finistère, de forma a iniciarem-se projetos de cooperação europeia ou projetos bilaterais entre atores dos dois territórios.
O primeiro Plano de Ações comporta 5 prioridades: a economia azul (nomeadamente, náutica e pesca), o agroalimentar, as energias renováveis, o turismo, a cultura e o desporto.

Redes sociais da cooperação:
Página Facebook da cooperação
Conta Twitter da cooperação

Contactos:
Aline CHABOT-LUIS
VIE - Voluntária Internacional em Empresas
aline.chabotluis@cim-altominho.pt


3. Redes e Parcerias Regionais e Sub-regionais da CIM Alto Minho

• Membro da Direção da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Lima (ADRIL)
• Membro da Direção da Associação Florestal do Vale do Lima
• Membro da Direção da AREA Alto Minho – Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho
• Membro da Comunidade Territorial de Cooperação (CTC) do Vale do Lima / Límia / Cávado
• Presidente do Conselho Fiscal da Comunidade Portuária de Viana do Castelo (CPVC)
• Membro da MinhoCom - Gestão de infraestruturas de telecomunicações e da ValiCom - Gestão de infraestruturas de telecomunicações, EIM, empresas intermunicipais (em processo de fusão) constituídas pela Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho e pela Valimar, respeivamente, em parceria com a Domingos da Silva Teixeira, SGPS (DST) e a Cellcraft, International Lda.
• Associado do Instituto para o Desenvolvimento do Conhecimento e da Economia do Mar (IDCEM)


Gestão e Capacitação Institucional

Ética Global para a Economia: Consequências para os Negócios Globais
A CIM Alto Minho é signatária, desde Maio de 2010, do manifesto “Ética Global para a Economia: Consequências para os Negócios Globais”, promovido pelas Nações Unidas, mediante o qual se compromete a incorporar nos seus princípios e valores centrais a referida ética global para a economia e a ser conduzida pela sua letra e pelo seu espírito nas suas decisões, práticas económicas e ações do quotidiano.

Capacitação Institucional da CIM Alto Minho
Esta candidatura veio dotar a CIM Alto Minho de recursos que lhe permitiram desenvolver um conjunto de propostas de intervenção em domínios prioritários, nomeadamente, de capacitação institucional; de desenvolvimento económico e social; de desenvolvimento turístico; de desenvolvimento sustentável; e de melhoria e racionalização no provimento/prestação de bens e serviços.
Cofinanciamento: Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013
Situação atual: Concluído


Estratégia Alto Minho 2020

Alto Minho 2014-2020 - Plano de Ação de Desenvolvimento Intermunicipal
Projeto aprovado no âmbito do POAT - FEDER, tendo em vista a preparação do período de programação 2014-2020, através da elaboração dos seguintes Programas de Ação: (i) “Promoção da Sustentabilidade Energética do Alto Minho 2014-2020”; (ii) “Desenvolvimento Florestal do Alto Minho 2014-2020”; (iii) “Qualificação de Serviços Coletivos Territoriais de Proximidade do Alto Minho 2014-2020”.
Cofinanciamento: Programa Operacional de Assistência Técnica (POAT) do FEDER
Situação atual: Concluído

Estratégia “Alto Minho: Desafio 2020” - Alinhamento e Mobilização Estratégica para a Competitividade do Alto Minho
Projeto da CIM Alto Minho que visou a elaboração de um Plano de Desenvolvimento do Alto Minho, enquanto instrumento estratégico que define as principais linhas de intervenção e iniciativas/projetos âncora para o território, promovendo a formulação estratégica 2014-2020 e a concertação institucional entre os diferentes atores regionais.
Cofinanciamento: Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013
Situação atual: Concluído


Os nossos sites