Terça-feira 12 de Dezembro, 2017
pesquisa
# # # # # # # # # #
#
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Mensagem do Presidente


Bem-vindo ao site da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho!

Este é mais do que um mero site institucional. É uma peça na nossa estratégia de comunicação com todos aqueles que, através deste privilegiado canal de informação, nos querem conhecer melhor, mas fundamentalmente uma plataforma de trabalho para a Comunidade e os seus Municípios associados, para partilha de recursos e promoção de atividades, fazendo deste um instrumento para o desenvolvimento da Região.

A CIM Alto Minho foi constituída a 15 de Outubro de 2008, ao abrigo da Lei n.º 45/2008, de 27 de Agosto, tendo por base um novo contexto territorial, resultado da reorganização das NUT III, que alterou radicalmente o modelo de intervenção intermunicipal. Tratou-se das primeiras comunidades, senão, a primeira comunidade intermunicipal a ser criada no país.

Herdeira do profícuo trabalho de associativismo municipal iniciado pelas associações que a antecederam (a Comunidade Urbana Valimar e a Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho), a sua constituição assentou precisamente numa visão de parceria estratégica intermunicipal, no sentido de dar resposta a novas realidades e de promover e canalizar projetos estruturantes para o Alto Minho.

É unânime a excelência do trabalho que a CIM Alto Minho tem desenvolvido, nos últimos anos, em prol dos seus Municípios associados. Desde logo, a gestão do Plano Territorial de Desenvolvimento do Minho-Lima, que foi objeto de contratualização com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 e que comportou uma subvenção global de vários milhões de euros para apoiar investimentos considerados estratégicos para este território.

Também a forte aposta na Economia do Mar, assumindo a CIM a coordenação do GAC Litoral Norte e do projeto Centro de Mar, assim como iniciativas de promoção e valorização dos recursos ambientais, através da consolidação da rede de vias verdes e da coordenação do PROVERE MINHO IN, cujas vantagens foram bem visíveis para a Região e devem ser enaltecidas.

Novos desafios se avizinham para o Alto Minho. Nos próximos anos, destaco como prioridade da CIM a concretização da estratégia e do plano de ação delineados para o território no âmbito do período de programação dos fundos estruturais (2014-2020), envolvendo a participação dos principais atores regionais. Estamos confiantes que com a estratégia desenvolvida - Estratégia “Alto Minho 2020” - e o seu Plano de Ação, a nossa população, o nosso território e as nossas instituições estarão melhor preparadas, quer para enfrentar os enormes desafios com se confrontarão no seu futuro, quer para poder aproveitar adequadamente as oportunidades do novo período de programação.

Por outro lado, é nossa ambição através de uma ação conjunta com os Municípios encontrar formas de execução e gestão partilhada de serviços públicos, com benefícios claros em termos de custos e da qualidade da prestação e modernização dos serviços, mas também apoiar o lançamento de candidaturas aos programas do novo quadro comunitário e reforçar a capacidade de intervenção das instituições locais, potenciando dinâmicas de desenvolvimento regional.

A CIM Alto Minho e os Municípios que a compõem estão conscientes dos desafios com que se defrontam no futuro próximo e estão dispostos a contribuir, de forma ativa e empenhada, em conjunto com os restantes atores da Região, para dar o salto qualitativo indispensável à consecução da estratégia preconizada, colocando o Alto Minho numa trajetória de desenvolvimento económico e social.

Como presidente do Conselho Intermunicipal da CIM empenhar-me-ei para que isso aconteça e para que a Comunidade mantenha o espírito de harmonia e de unanimidade por que sempre se pautou.

É com este espírito aberto e isento, num canal sem barreiras, que mais uma vez vos saúdo pela vossa visita!

O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho

José Maria Costa


Os nossos sites