Sábado 01 de Outubro, 2022
pesquisa
# # # # # # # # # #
#
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Mensagem do Presidente

Constituída a 15 de outubro de 2008, a CIM Alto Minho abrange os municípios que configuram a Unidade Territorial Estatística de Nível III (NUT III) do Alto Minho: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. 

Herdeira da longa e rica experiência de associativismo intermunicipal desenvolvida, durante a década de 90 por diversas entidades, a CIM Alto Minho tem como propósito fundador fazer do Alto Minho “um espaço de excelência ambiental com capacidade de desenvolver uma nova conjugação de recursos e atividades turísticas, de energias renováveis, de acolhimento empresarial e de provisão de serviços de proximidade com qualidade e modernidade, que respondam aos desafios de competitividade, coesão e sustentabilidade”.

Importa, neste novo ciclo que se desenha e avizinha (2021-2027), sermos capazes (políticos, dirigentes, técnicos, parceiros) de em conjunto e em concertação de soluções de proximidade e de rede, com as principais instituições, promover instrumentos de desenvolvimento e coesão territorial focados na competitividade, criatividade e sustentabilidade.

Por isso, é nosso desígnio, tal como plasmado na estratégia Alto Minho 2030 tornar o Alto Minho “numa região competitiva, que cria emprego e gera riqueza; atrativa para viver, visitar e investir; conectada, ligada à Europa e ao mundo; e resiliente, capaz de se adaptar à mudança”.

É neste contexto que estamos todos desafiados na concretização destes desígnios em prol da melhoria da qualidade de vida da população do Alto Minho. Importa, pois, com um enorme sentido de serviço público, dedicação e pertença institucional, nos sucessos e nas dificuldades, cumprir e fazer cumprir o desenvolvimento sub-regional deste espaço mais a Norte de Portugal.

Para a humanidade, "a longo prazo os dois problemas centrais decisivos são o demográfico e o ecológico". Eric Hobsbawm, Age of Extremes, 1995.


Manoel Batista Calçada Pombal

Presidente do Conselho Intermunicipal

CIM Alto Minho


Os nossos sites