Sábado 01 de Outubro, 2022
pesquisa
# # # # # # # # # #
#
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Educação

PIICIE - “Alto Minho - School 4All”
O projeto “+REDE”– COORDENAÇÃO, DINAMIZAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E MONITORIZAÇÃO TRANSVERSAL DO PIICIE “Alto Minho - School 4All” visa prosseguir as principais metas definidas na Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial “Alto Minho 2020” no domínio do combate à retenção e ao abandono escolar, evoluindo positivamente na taxa de retenção e abandono escolar no sentido de manter um patamar inferior às médias da região do Norte e do País, nomeadamente, através de uma ação centrada prioritariamente na comunidade, desenvolvida em paralelo/ articulação com as restantes ações orientadas para o mesmo fim enquadradas no PO Norte 2020, no PO CH e noutros instrumentos disponíveis.
Fonte de financiamento: Programa Operacional Regional do Norte 2020 – Norte 2020
Montante de investimento: 633 348,12 €
Data de início: 01-10-2017
Data de conclusão: 30-06-2022

Alternativa Azul
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os estados-membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um mecanismo financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Mais informação em eeagrants.gov.pt.

Objetivos: O projeto Alternativa Azul, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho em parceria com o Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior, é financiado pelo EEA Grants Portugal no âmbito do Programa Crescimento Azul. O principal objectivo do Programa Crescimento Azul é aumentar a criação de valor e o crescimento sustentável na economia azul portuguesa. Para além disso, a intenção é aumentar a investigação e promover a educação e a formação nas áreas marinha e marítimas.
Os objetivos específicos do projeto Alternativa Azul são os seguintes:
- Promoção do contacto entre alunos e entidades ligadas às áreas dos audiovisuais e das belas-artes, bem como uma subsequente criação conjunta de obras de arte inspiradas no mar e nas características culturais por ele inspiradas;
- Fomento do Empreendedorismo Jovem com a criação de sinergias entre o setor da educação e as áreas profissionais, promovendo-se o contacto dos alunos com a realidade profissional do setor náutico e marítimo.

Ações:
- Atividade 1 “Ver o Mar”: criação de um vídeo de sensibilização para o ambiente marinho por alunos do 1º ciclo;
- Atividade 2 “Tocar o Mar”: intervenções de artistas locais para implementação de atividade artística de sensibilização à Literacia dos Oceanos, com alunos do 2º ciclo;
- Atividade 3 “Ouvir o Mar”: intervenções de artistas locais para implementação de atividade artística de sensibilização à Literacia dos Oceanos, com alunos do 3º ciclo;
- Atividade 4 “Viver o Mar”: imersão de jovens do ensino secundário em situações profissionais durante 7 dias junto de profissionais do setor marítimo e náutico (associação de pescadores, clubes ou empresas náuticas, operadores marítimo-turísticos, estaleiros navais…);
- Atividade 5 Comunicação e Disseminação: sensibilização da sociedade em geral para a temática do Oceano.

Fonte de financiamento: Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants / EEA Grants Portugal - Direção-Geral de Política do Mar
Montante de investimento: 24.822,00€
Data de início: 18 de janeiro de 2021
Data de conclusão: 12 de setembro de 2022


Modernização Tecnológica do Ensino Minho-Lima
Aprovado pelo ON.2, em 2010, este projeto visa o apetrechamento tecnológico das escolas do 1º ciclo do ensino básico, através da instalação de quadros interativos multimédia, Redes Área Local (internet) e videovigilância.
Fonte de financiamento: Eixo 1 – Competitividade, Inovação e Conhecimento do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013
Montante de investimento: 504.135,22 euros
Situação atual: Concluído

Carta Educativa Intermunicipal da Valimar
Instrumento de planeamento na área da educação tendo em vista o desenvolvimento de uma estratégia no sentido de orientar a tomada de decisões relativamente à otimização e funcionalidade da rede existente e a respetiva expansão.
Fonte de financiamento: ON – Valorização Regional
Prazo de execução: 2003/2004
Montante de investimento: 151.914,1 euros

Cartas Educativas do Vale do Minho
Este projeto consistiu na elaboração de cartas educativas que são essencialmente um instrumento de orientação relativamente à construção de novos empreendimentos, ao encerramento de escolas e adaptação do parque escolar, otimizando a funcionalidade da rede existente e respetiva expansão, na definição de prioridades, evitando ruturas e desadequações da rede educativa à dinâmica social e ao desenvolvimento económico.


Os nossos sites