Ir para o conteúdo

Alto Minho TrEx – Prescribed Burn Training Exchange

Relativamente ao assunto em epígrafe e considerando, nomeadamente: (i) contactadas as autoridades de saúde competentes nesta matéria; (ii) as orientações e pressupostos emanados pela Direção Geral de Saúde; (iii) as medidas de contenção do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) no âmbito dos procedimentos de prevenção e controlo de infeção por novo Coronavírus (COVID-19); (iv) o potencial grau de risco relevante de contágio aos participantes, foi recomendado o adiamento do Alto Minho TREX para uma data mais segura, fora do pico máximo de contágio/infeção.

Deste modo, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho vem por este meio informar que  o Alto Minho TREX, por motivos imponderáveis e de força maior, será adiado, estando prevista a realização, em princípio e caso as condições em apreço regressem à normalidade, para os próximos dias 12 a 19 de novembro, nas mesmas condições.

Em nome da CIM Alto Minho e da The Nature Conservancy e outras entidades colaboradoras,  pedimos, desde já, desculpas pelos eventuais transtornos causados.





De 12 a 19 de março de 2020 | Pela 4ª vez na Europa


A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove, com a colaboração de especialistas da conceituada organização estadunidense “The Nature Conservancy”, a 4ª edição na Europa de uma iniciativa habitualmente realizada nos EUA que tem como objetivos promover a divulgação, intercâmbio e capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo.

Esta iniciativa, designada Alto Minho TREX 2020, encontra-se integrada no projeto da CIM “Protec|Georisk: Alto Minho 2020” (apoiado pelo PO SEUR) e conta com a colaboração e o reconhecimento do Instituto Europeu da Floresta (EFI). 

Para além do uso do fogo, os técnicos oriundos de vários países, estarão reunidos durante 7 dias em regime de internato, onde abordarão temas como a ecologia do fogo, organização e gestão de incidentes (ICS - Incident Command System/IMT - Incident Management Team), pirometeorologia e gestão do fumo e seus impactos.

O Alto Minho TREX 2020 terá início no dia 12 de março. No dia 13  será realizado um workshop, onde diversos oradores nacionais e estrangeiros apresentarão diversos pontos de vista e experiências inovadoras no contexto internacional. Nos dias seguintes e até ao dia 19 de março, serão realizadas ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado em ambientes e ecossistemas diversificados dos dez municípios do Alto Minho.




Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi