Ir para o conteúdo

Área de Intervenção

A área de intervenção do GAC Alto Minho abrange as 18 freguesias litorâneas e estuarinas dos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Caminha e Viana do Castelo, pertencentes à NUT III do Minho-Lima, e outras 3 do concelho de Esposende, que integram a NUT III do Cávado, que se estendem por uma zona de costa de 60 km e por uma zona paralela ao rio Minho com cerca de 15 km.

Ao nível da população residente, as 21 freguesias consideradas contêm 60.889 habitantes (INE, Censos 2001), o que representa cerca de 41 por cento da população total dos quatro concelhos. O maior número de habitantes deste território concentra-se no concelho de Viana do Castelo, seguido de Esposende, Caminha e Vila Nova de Cerveira. Neste território, a população dependente da pesca é de 1878 indivíduos, segundo dados de 2004.

As futuras intervenções no âmbito desta iniciativa serão aplicáveis nas seguintes freguesias:

  • Freguesia de Vila Nova de Cerveira (Município de Vila Nova de Cerveira).
  • Freguesias de Âncora, Caminha (Matriz), Cristelo, Lanhelas, Moledo, Seixas, Vila Praia de Âncora e Vilarelho (Município de Caminha).
  • Freguesias de Afife, Anha, Areosa, Carreço, Castelo de Neiva, Chafé, Darque, Monserrate, Santa Maria Maior (Município de Viana do Castelo).
  • Freguesias de Esposende, Fão e Apúlia (Município de Esposende).

Porém, pretende-se que o impacto destas intervenções ultrapasse as fronteiras das freguesias elegíveis e que também se reflectia no desenvolvimento dos concelhos.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi