Terça-feira 22 de Agosto, 2017
pesquisa
# # # # # # # # # #
#
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Sistemas de Incentivos no Domínio da Competitividade e Internacionalização

-> Para obter informações sobre os eventuais Concursos abertos do Portugal 2020 neste âmbito pode consultar a informação disponível no site do “Portugal 2020”, no domínio da competitividade e internacionalização, através do seguinte link https://balcao.portugal2020.pt/NB.BALCAO2020.UI/Concurso/ConcursosAbertos?CodDominioTematico=01.

-> Para obter informações sobre aspetos regulamentares pode consultar a informação disponível no site do “Portugal 2020”, no domínio da competitividade e internacionalização, clicando no link "Regulamentos Específicos" em https://www.portugal2020.pt/Portal2020/legislacao-e-normas.

-> Para questões mais específicas sobre estes Sistemas de Incentivos podem também ser contactadas as Autoridades de Gestão do PO Norte 2020 e do PO Compete 2020, bem como os respetivos organismos intermédios (IAPMEI, AICEP, Instituto de Turismo de Portugal), em função das características da candidatura a apresentar.

I. Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial e Empreendedorismo, abrangendo, nomeadamente as seguintes três áreas:

I.1 Inovação produtiva Não PME, tendo por objetivos:
a) Reforçar o investimento empresarial em atividades inovadoras, promovendo o aumento da produção transacionável e internacionalizável e a alteração do perfil produtivo do tecido económico;
b) Contribuir para a internacionalização e orientação transacionável da economia portuguesa e para a criação de emprego qualificado, bem como gerar um efeito de arrastamento em PME.

I.2 Empreendedorismo qualificado e criativo, tendo como objetivo promover o empreendedorismo qualificado e criativo.

I.3 Inovação produtiva PME, tendo como objetivo promover a inovação no tecido empresarial, traduzida na produção de novos, ou significativamente melhorados, bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis diferenciadores e de qualidade e com elevado nível de incorporação nacional, criando oportunidades de internacionalização ou reforçando a qualidade do tecido empresarial das regiões.

Informação Complementar: Às áreas definidas no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial e Empreendedorismo pode estar associada uma componente de formação, a qual se enquadra na prioridade de investimento 8.5. “Adaptação à mudança dos trabalhadores, das empresas e dos empresários” do objetivo temático 8.

II. Sistema de Incentivos à Qualificação e internacionalização das PME, a qual se estrutura nas seguintes duas áreas:

II.1 Internacionalização das PME, tendo como objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME através do desenvolvimento dos seus processos de qualificação para a internacionalização, valorizando os fatores imateriais da competitividade, permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora.

II.2 Qualificação das PME, tendo como objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME através da inovação organizacional, aplicando novos métodos e processos organizacionais, e incrementando a flexibilidade e a capacidade de resposta no mercado global, com recurso a investimentos imateriais na área da competitividade.

Informações Complementares:
(i) Às áreas definidas no número anterior podem estar associadas componentes de formação, ou de contratação de recursos humanos altamente qualificados nas empresas, as quais se enquadram na prioridade de investimento 8.5. “Adaptação à mudança dos trabalhadores, das empresas e dos empresários” do objetivo temático 8;

(ii) Nas áreas da internacionalização e qualificação são ainda apoiados vales internacionalização e inovação, que têm como objetivo o reforço da capacitação empresarial das PME através do apoio à procura de serviços tecnológicos e do conhecimento de mercados e de interface com os agentes económicos relevantes nos mercados externos.

II.3 Sistema de Incentivos à investigação e desenvolvimento tecnológico, tendo por objetivo aumentar o investimento empresarial em I&I, alinhado com os domínios prioritários da estratégia de investigação e inovação para uma especialização inteligente, reforçando a ligação entre as empresas e as restantes entidades do sistema de I&I e promovendo o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação.

Informação Complementar: À área definida no número anterior pode estar associada uma componente de formação, a qual se enquadra na prioridade de investimento 8.5. “Adaptação à mudança dos trabalhadores, das empresas e dos empresários” do objetivo temático 8.

 

 

Se tem alguma ideia ou proposta de projeto empresarial, preencha o formulário disponível, sendo a informação estritamente reservada e confidencial. Este levantamento pretende constituir uma bolsa de potenciais iniciativas empresariais, não havendo, naturalmente, qualquer compromisso por parte da CIM Alto Minho em assegurar o respetivo financiamento. A CIM Alto Minho poderá também, na medida do possível, dar informações quanto ao possível encaminhamento da ideia ou proposta de iniciativa empresarial quer no âmbito do SI2E, quer no âmbito de outros instrumentos de financiamento.


Os nossos sites